A sinalização das estradas do concelho de OAZ é das piores do distrito de Aveiro

25-10-2016 22:14

Esta é a conclusão de muitas escolas de condução que laboram no concelho. No contato que tivemos com as escolas e com alguns instrutores, houve a unanimidade que muitos dos acidentes que têm acontecido no concelho, podiam ser evitados se houvesse melhor e maior sinalização.


Contatamos também GNR e falamos com muitos dos agentes que fazem serviço no concelho em OAZ. Conversamos sobre a sinalização e a opinião não podia ser mais negativa, para muitos péssima.

Em Cucujães as queixas dos nossos agentes prende-se na falta de muitos sinais de STOP ou a manutenção deles, bem como sinais de cruzamento e entroncamento com ou sem prioridade. Quanto a sinalização horizontal é um desastre, desabafam alguns.


O EC há uns tempos atrás desafiou os cucujanenses a trabalhar para uma melhor sinalização em Cucujães. Podemos dizer que em certo sentido resultou. Infelizmente os pedidos de sinalização por parte da Junta são sempre barrados pela CMOAZ, no sentido em que os pedidos não são aprovados, apesar de terem sido aprovados em assembleia de freguesia.
Muitos são os pedidos de sinalização efetuados pelos cucujanenses à Junta, segundo nos foi dado a conhecer. Espelhos, STOP’s, Ruas sem saída, linhas amarelas, sentidos únicos, etc.


O EC mais uma vez circulou pelas ruas de Cucujães e tendo em atenção a sinalização. E podemos concluir que a sinalização nesta vila é de facto um crime praticado pela CMOAZ.  Oitenta (80%) por cento das passadeiras não têm sinal de aproximação de passagem de peões, muito menos o sinal de informação de local passagem de peões. As próprias passadeiras estão apagadas devido ao desgaste das tintas à passagem dos veículos. Muitos dos sinais existentes não se visualizam, porque simplesmente não existem, porque foram apagados pelo “tempo”. Outros simplesmente estão mal colocados e ainda outros já não fazem sentido existirem. Lembram-se do tracejado (Linha descontinua) na rua do Mosteiro? Pois é ele nunca mais voltou, porque de facto esta rua precisa urgentemente de manutenção de raiz. Já a rua do CDC (Clube Desportivo Cucujães) teve direito a uma manutenção devido à construção do Campo Municipal. Como todos já observamos, existe uma passadeira elevada com uma lomba. Todavia, nada informa os utentes da via que esta lomba existe. E quem não conhece e mesmo os que conhecem são surpreendidos com uma enorme lomba. Esta surpresa poderia ser evitada de o xadrezado fosse pintado de amarelo. Mesmo assim é urgente sinalizar a lomba, o local de passagem de peões, bem como a aproximação da mesma.


Infelizmente, em Cucujães prioridades anda sempre ao contrário. O EC havia chamado à atenção para a necessidade de uma lomba com passadeira na escola do picoto. Até hoje nada foi feito. Atualmente a lomba existente, ou melhor a que resta dela não faz sentido nenhum. Mas fazer uma lomba para uma obra que ainda não foi terminada é mais importante que a segurança das crianças numa escola onde o trafego é enorme e constante.


Ou seja, a sinalização seja ela vertical ou horizontal precisa urgentemente de manutenção ou de nova sinalização.


Se neste momento OAZ é considerado o pior concelho no que diz respeito à sinalização muito se deve à falta de visão por parte desta câmara. Todavia o EC está disponível para ajudar. Basta serem humildes e aceitarem opiniões.


Sim porque afinal, isto anda tudo ligado …

Pesquisar no site