Assembleia de Freguesia - "Nós não investimos em almoços e jantares"

02-07-2016 14:42

                  

 

No dia 28 de Junho, realizou-se a segunda Assembleia de Freguesia do presente ano, no salão nobre da Junta de Freguesia, presidida por António Gonçalves e como costumeiro, uma assistência que se podia contar pelos dedos das mãos e onde foi aprovado os 2 pontos demarcados para a ordem de trabalhos praticamente por maioria.

 

Foi dada a possibilidade dos deputados do PSD usarem da palavra e neste sentido o deputado Armindo Brandão pediu alguns esclarecimentos ao Presidente da Junta, onde realçamos três pontos.

 

  • O registro do Anfiteatro em Nome de Cucujães
  • O estado da Rua do Mosteiro
  • O corte das árvores na Avª João pinto Bessa

 

Simão Godinho, presidente da Junta, disse que "o registro deste local ainda não está registrado, pois esta não é uma obra do PS, mas tudo está a ser feito para que isso aconteça, bem como a conclusão desta obra em conjunto com a Câmara Municipal".

Sobre a Rua do Mosteiro, respondeu que o executivo da Junta constantemente entra em comunicação com a Câmara Municipal, no sentido de resolver este problema e foi desabafando que a câmara prefere gastar grandes quantias de dinheiro em coisas fúteis como grandes eventos que nada de positivo trás para Cucujães e direcionando-se para a bancada do PSD exclamou: "Vocês têm a obrigação de lutar por este problema que afeta todos os Cucujanenses!"

Já sobre o corte das árvores na Avª João Pinto Bessa disse que já existe um estudo sobre o assunto e que vai haver uma discussão pública.

 

Cristina Almeida deputada do PSD dirigiu-se ao executivo da Junta demonstrando várias dúvidas sobre as contas da Junta. Relembramos que este ponto tem sido constantemente chamado atenção pela bancada do PSD. A deputada lia números e mais números, leis e mais leis onde o mero cucujanense que esteja presente, acaba por não perceber nada. Todavia, o responsável pelas contas da Junta de Freguesia, o Dr. Alexandre Santos disse: “Trabalho na Junta de Freguesia há 12 anos e as contas sempre estiveram corretas, não consigo perceber porquê d’estas dúvidas”. Relembramos os leitores que na assembleia passada o Dr. Alexandre mostrou-se disponível para a qualquer dúvida que exista, menos para as dúvidas inventadas pelos membros do PSD.

 

À semelhança do que aconteceu na assembleia de dia 27 de Abril, o Presidente Simão da Costa Godinho deu [outro murro na mesa], mas desta vez falou bem alto, para que todos pudessem ouvir perfeitamente e ao mesmo tempo foi respondendo à deputada Dr. Cristina Almeida: “Vocês vêm sempre ao mesmo…

 Eu sei que provoco azia a muita gente. Mas com ou sem azia, é assim que me têm de engolir.

Convívio Sénior Anual compromisso eleitoral cumprido até este ano e para cumprir nos próximos. O PSD, nas últimas autárquicas, fez contra informação ao afirmar: Se o PS ganhar as eleições o Convívio Sénior acaba, o que não aconteceu.

- Apoio às famílias mais desfavorecidas e com desempregados. Quase todos os dias aparecem famílias desesperadas com estes tipos de situações na Junta de Freguesia que tenta dar respostas e nesta área há um trabalho em rede com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Conferência de São Vicente de Paulo para uma maior eficácia no trabalho a desenvolver.

- Internamento de jovens com problemas de toxicodependência e temos tido casos de sucesso".

 

Investimentos

 

- "Aquisição de carrinha, com Cabine Dupla, para transporte de pessoal e ferramentas.

- Demolição de uma habitação e recuo de uma garagem para alargamento da Rua Nossa Senhora da Conceição, em Faria de Baixo.

- Demolição de uma habitação para alargamento da Travessa Dr. Ângelo da Fonseca, em Faria de Baixo, com execução de muros e calcetamento.

- Alargamento da Rua Arcílio Brandão Azevedo e execução de muros, na Margonça.

- Pavimentação da Rua João Alves, no Penedo, que ficou com um corredor de tráfego muito importante e que era reivindicado há muitos anos pelos moradores.

Recuperação de máquinas obsoletas: Dumper e cilindro, muito necessárias para o nosso trabalho.

- Manutenção de edifícios com problemas de infiltrações de água: Casa Mortuária (inaugurada há 7 anos), antigo edifício das Finanças e 1º.andar da sede da Junta de Freguesia.

Recrutamento de pessoas desempregadas, ao abrigo do Contrato Emprego Inserção (CEI) do IEFP para limpeza dos edifícios, ruas, jardins e espaços verdes (+- 2000 euros / mês)." Entre outros…

"Uma certeza que dou: nós não investimos em almoços e jantares."

 

Cultura:

 

- "Cedência e ocupação do Centro Cultural para eventos culturais: teatro, música, desporto e outros... Custos com água, luz e limpeza.

- Lançamento do livro “Cucugianis” I e II Volumes.

- Festivais de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, tunas académicas…

- Promoção do Dia da Vila de Cucujães.

- Apoio a todas as Associações e Coletividades de Cucujães.

- Promoção do Convívio de Motards. Este ano realizou-se o 1º. Convívio Motard promovido pelo Grupo Joker de Cucujães em parceria com a Junta de Freguesia. Excedeu todas as expectativas, tanto a nível da organização como de participação, e pela primeira vez nunca o largo da Fonte das Manguelas esteve tão repleto de pessoas. Os Cucujanenses estavam estupefactos com este evento!”

Entre Outros…

 

E já um pouco irritado finalizou: “No ano de 2009 foi prometido, pelo atual Presidente de Câmara, Hermínio Loureiro, a cobertura total da rede de água e saneamento em todo o Município durante o mandato 2009-2013 (Promessa no programa eleitoral do PSD 2009 - Hermínio Loureiro). A que é que todos os Cucujanenses e restantes Oliveirenses assistimos: decorridos quase 4 anos e meio, após a promessa nada foi feito e em vez de dar uma solução fez uma concessão, a uma empresa privada INDAQUA, por 30 anos. Hoje estamos a pagar uma fatura muito cara em água e saneamento e esta empresa não tem investido um cêntimo nestas redes.

- É caso para questionar: qual o papel dos Vereadores, naturais de Cucujães, que estão a desempenhar no executivo da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e o assessor do Presidente, também de Cucujães, e o que fazem para mudar Cucujães e dar maior qualidade de vida aos Cucujanenses? Estão errados se pensam só no desporto e em alguns eventos, porque os Cucujanenses não se deixam enganar. Até já temos “um muro de Berlim” a vedar o campo de Municipal de jogos em frente a uma zona habitacional, como já referem nas redes sociais. É uma vergonha!

Perante tantas acusações infundadas tive de descarregar…”

 

O presidente de Assembleia deu a vez ao público de se prenunciar.

Leonel Coelho (antigo Presidente da Junta de Freguesia) em forma de pressão (no sentido da Junta pressionar a Cmoaz) chamou à atenção para vários terrenos que necessitam de várias intervenções já conhecidas por estas entidades. Bem como a rua do Mosteiro, onde questionou o dinheiro que a Cmoaz recebeu para a reestruturação desta rua, tendo em conta que a obra não foi terminada. E por fim disse que o muro que está a crescer junto ao futuro Campo Municipal é o muro da vergonha e foi neste momento que o Sr. presidente da Assembleia convidou o presente a se retirar do púlpito…

 

Contribuído - Paulo Neto

 

Pesquisar no site