Assembleia de Freguesia - O executivo não possui a galinha dos ovos de ouro

30-04-2016 18:16

No dia 27 de abril, realizou-se a Assembleia da Freguesia de Vila de Cucujães, presidida por António Gonçalves e mais uma vez com uma assistência medíocre e onde se aprovou os 5 pontos delineados para a ordem de trabalhos praticamente por maioria ou por unanimidade.

 

Realçamos o ponto 3.º “Discussão e votação de minuta de cedência do direito de superfície do terreno do Anfiteatro ao Ar Livre”, onde a jovem deputada, Carla Rodrigues, elogiou o atual executivo no sentido de este entrar em entendimento com a Câmara e em conjunto encontrarem uma solução para o anfiteatro/parque de lazer que segundo a ex-deputada da assembleia da republica, envergonha Cucujães e todos os cucujanenses.

 

António Nogueira deputado do PS chamou à atenção para o sucesso da ginástica sénior, onde houve a necessidade de fazer uma nova turma, devido à grande aderência e terminou o seu discurso dizendo que …”Em Cucujães cuida-se de quem mais precisa”.

 

Já o deputado do PS Jorge Ascensão, elogiou o NAC (Núcleo de Atletismo de Cucujães) pelo seu crescimento e pelo bom entendimento que tem com a Junta de Freguesia. O NAC tem levado o nome de Cucujães muito longe e agora com as novas instalações os seus atletas poderão treinar com melhores condições, podendo assim e desta forma aumentar o seu palmarés e levar ainda mais longe o nome de Cucujães.

 

Bruno Lestre deputado do PSD, subiu ao púlpito e segundo nós movido de falta de informação, chamou à atenção dos passeios bem como o corte das árvores da Avª João Pinto Bessa, bem como as casas de banho do largo da igreja. O presidente da Junta de freguesia optou por responder de imediato a estas questões, dizendo que já existe um projeto para remodelar as casas de banho do largo da igreja e que tudo está bem encaminhado. Já no que diz respeito às outras duas questões, Simão Godinho responde que infelizmente a câmara não tem cumprido com a palavra e que se esquece facilmente de Cucujães, apesar dos constantes telefonemas e emails endereçados para a Câmara.

 

Na última assembleia de 2015, Dionísio Correia deputado do PSD, acusou a Junta de Freguesia de “andar à deriva, sem estratégia e sem rumo”. Nesta assembleia optou por entrar com a mesma estratégia, lendo o esboço que quanto a nós não entendia o que lia e desta forma mais uma vez acusou a Junta de freguesia de não” ter ideias e de não investir em Cucujães”.  Relembramos a resposta do Presidente da Junta de Freguesia Simão Godinho às acusações do ano passado: “… sem ovos não se faz omeletes”, com isto quis dizer que a autarquia não tem qualquer fonte de receita a não ser o FFF (Fundo de Financiamento das Freguesias) que dá para pagar impostos, ordenados e pouco mais. “Se conseguirem fazerem mais [sem dinheiro] venham para cá”. E ironizando disse:” Se conseguirem, vocês são uns super-homens e umas supermulheres.

 

Já nesta assembleia novamente o Presidente da Junta tomou a palavra e teve que ser duro nas palavras e dar [um murro na mesa], como querendo dizer aos deputados do PSD que não devem viver na mesma vila que o presidente da Junta. Simão Godinho, lembrou a bancada do PSD que a Junta atual está a pagar uma enorme divida contraída pelo anterior executivo. E que o executivo atual não possui a galinha dos ovos de ouro como o anterior executivo [PSD).Simão Godinho referia-se à venda de mausoléus no cemitério que renderam cerca de um milhão de euros e que esse dinheiro não está na Junta. Fez questão de mostrar também que a Vila de Cucujães nunca esteve tão limpa como agora.

 

O responsavel pelas contas da Junta de Freguesia, o Dr. Alexandre Santos, respondeu a todas as dúvidas colocadas pelos membros do PSD e diz estar disponivel para a qualquer dúvida que exista, menos para as dúvidas inventadas pelos membros do PSD.

 

Chegou a vez de dar a voz ao público. António Silva leu uma carta que enviou para a Câmara, dirigida para o vereador Ricardo Tavares, mas que não teve feedback positivo e decidiu ler em público e ceder a carta aos órgãos de imprensa presentes, no sentido de a publicarem.

 

Passamos a relatar a carta exatamente como foi escrita, bem como alguma enfase dada na leitura:

 

António Silva, como cidadão cucujanense, no dia 11 de dezembro de 2013 em reunião de freguesia de Cucujães, apresentei diversos pontos para o bem dos cucujanenses, no qual um deles era o sinal de STOP que vai da minha rua (Rua da ínsua) ligar a Rua Professor Leão.

 

Como cidadão não concordo com o Gabinete de Sinalização e Trânsito, em que diz é uma via com pouco trafego, É MENTIRA, pois se eu vivo nesta Rua da Ínsua, pois 

sei muito bem o movimentos de carros que passam todos os dias, por isso convido o Sr. Dr. Ricardo Tavares, para constatar esses factos.

 

Reportando-me à v/Ref. PI/4638/2014, data 24/09/2014 enviou a Junta de Freguesia de Cucujães, na qual fez um pedido colocação de um sinal STOP-B2, paragem obrigatória, na qual o Sr. Dr. Ricardo Tavares, diz que só tem duas habitações na travessa Santo António da Ínsua, pois não é verdade, se calhar não conhece, pois o que eu pedi na Junta de Freguesia foi para a Rua da Ínsua, se houve engano foi do senhor.

 

Para terminar este meu pedido, espero o mais urgente possível e que façam uma fiscalização, em todas as ruas da Freguesia de Cucujães, há sinais de STOP, que já não se veem, para ver a verdade”.

 

Ler a carta original

Impresso do registro dos CTT

 

Contribuído - Paulo Neto 

Pesquisar no site