De quem é a responsabilidade da manutenção das ruas em Cucujães?

23-07-2016 16:20

Há uns tempos atrás verificamos muito “barulho” nas redes sociais sobre as

estradas de Cucujães. Vimos muitas pessoas incomodadas com o estado em que se encontram. Mas vimos apenas isso e nada mais. Há muito tempo que o Evoluir Cucujães tem vindo alertar para o estado em que se encontram as estradas que atravessam Cucujães. Mas existe muita teoria. E da teoria à prática vai uma grande diferença. Então vamos por partes.

 

 

 

  •  A quem compete o arranjo e manutenção das ruas?
  •  Porque as ruas estão neste estado?
  •  O que podemos fazer?

 

 

A quem compete o arranjo e manutenção das ruas?

 

A lei 75/2013 veio tirar muitas competências às Juntas de Freguesia e dar mais responsabilidades às Câmaras Municipais. Uma das muitas competências retiradas às Juntas de Freguesia foi a manutenção das estradas. Ou seja, além de não terem competências para tal, muitas não têm obra-prima como é o caso da Junta de Freguesia de Cucujães. No “barulho” que “ouvimos” nas redes sociais, observávamos muitos disparates, como por exemplo, acusar a Junta de Freguesia pelo estado das nossas estradas, quando esta e como foi explicado acima não pode fazer nada neste contexto. Conclusão, a entidade responsável pelo estado vergonhoso das estradas de Vila de Cucujães é tão-somente da Câmara Municipal.

 

Porque as ruas estão neste estado?

 

“Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura”, assim diz o ditado popular. Os últimos dois invernos foram muito rigorosos e não ajudaram em nada a conservação das estradas de Cucujães, onde circulam dezenas de milhares de veículos de todas as categorias. Não esqueçamos que Cucujães é rodeado por quatro enormes concelhos. Estamos a falar de Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Ovar e St. Mª da Feira -- muito veículo atravessa Cucujães! Nestes dois últimos anos a Câmara Municipal nada fez para a conservação das estradas de Cucujães, NADA! Apenas tapou de forma irresponsável e pouco profissional alguns buracos e muitos deles, depois do EVOLUIR CUCUJÃES expor nas redes sociais e através do seu site .Chegou ao nosso conhecimento, que a Junta de Freguesia enviava constantes emails, muitos telefonemas e até algumas presenças na Câmara Municipal, no sentido de a pressionar a se responsabilizar pelo estado das estradas Cucujanenses.

 

Apesar de tudo isto a Câmara Municipal, nunca olhou para Vila de Cucujães como uma freguesia de Oliveira de Azeméis, mas como um partido. Nunca conseguiu reconhecer que o executivo que hoje trabalha em Cucujães é de outra cor e está lá porque os cucujanenses assim o quiseram. Não veem com bons olhos que uma Junta de Freguesia que apesar de ser pobre e sem a ajuda da Câmara, consiga mesmo assim dinamizar uma freguesia enorme e com tanto êxito. E apesar das dificuldades tem conseguido ter a freguesia limpa, coisa que os Cucujanenses já não estavam habituados. E por isso, simplesmente ignoram Vila de Cucujães. Se não é assim, como pode esta vila ter uma rua (Rua do Mosteiro) que atravessa Cucujães em tão mau estado e em reunião de câmara decidem dar 250€ para a manutenção desta? Como pode Cucujães a maior freguesia em população conter estradas em terra batida? Resumindo, Cucujães tem tanto buraco que mais parece um queijo suíço.

 

 A Câmara Municipal chegou à conclusão que não tinha capacidade para responder as dificuldades que as Juntas de Freguesia têm. Na nossa opinião chegou a essa conclusão um pouco tarde. Daí fez um protocolo com as 19 freguesias, no sentido de disponibilizar betuminoso. As Juntas ficariam com a responsabilidade de tapar os buracos existentes nas suas estradas. Escusado será dizer que para Cucujães não tem cumprido. Não esqueçamos que Cucujães é muito grande e terá que ter muito mais material do que outras freguesias com uma área menor. De que adiante dar as responsabilidades às Juntas, se estas não podem cumprir devido a insuficiência de obra-prima? Portanto, vai dar ao mesmo.

 

Nos últimos dias, Oliveira de Azeméis (cidade) teve muito dinamismo, mas Oliveira de Azeméis não é só a cidade. Parece aqueles pais que vivem bem, mas os filhos estão magros e passam fome. Em breve vamos ter a Volta a Portugal em ciclismos e para este executivo camarário, ela teria que passar em OAZ. Quinhentos mil euros (500.000.€) serão gastos. Nós perguntamos, ou melhor, desafiamos a Câmara Municipal a mostrar a todos os oliveirenses o retorno que a passagem da “volta” vai trazer para o concelho. Como já sabemos qual será o retorno, não seria melhor que esta câmara gastasse esta quantia na melhoria das ruas do Concelho?

 

O que podemos fazer?

 

Todos nós podemos contribuir. Em vez de escrevermos no Facebook, porque apenas queremos mostrar a vergonha, será melhor saber os prós e os contras e depois escrevermos para o sítio certo. Por exemplo AQUI.

 

Podemos nos dirigir à segunda-feira a Junta de Freguesia e expor os nossos problemas aos funcionários da câmara lá presentes ou então podemos nos dirigir diretamente à Câmara.

 

Porque não assiste às assembleias de freguesia ou municipais e expõe tudo aquilo que lhe vai na alma?

 

Estas são formas de um cidadão colocar em movimento o seu direito para uma cidadania melhor.

 

Mas há muito mais formas, é só puxar pela nossa cabeça e com criatividade demostrar o nosso desapontamento pelas vergonhosas estradas, dignas de um local do terceiro mundo. Mostre o seu bairrismo, mostre a força de um cucujanense.

 

Vila de Cucujães é um local extraordinário com todo o potencial de crescer até mesmo sozinho, mas existe muita gente que não está interessada na Evolução de Cucujães…

 

 

 

 

Pesquisar no site