O que falta a Vila de Cucujães

13-08-2015 20:54

Muito se fala de Vila de Cucujães, mais conhecido e muito bem por “Couto”. Quando se fala de Cucujães com pessoas de fora, logo, elas expressam: “ Cucujães é muito grande”, e de facto é. Mas também em população, aliás é a freguesia com mais população.

Mas porque será que as pessoas na zona de Faria se sentem mais inclinadas para S. João da Madeira? Quem diz Faria, diz a zona de Fermil e Venda Nova. Já a zona mais rural de Cucujães, nomeadamente, Rio de Ossos, Arribada e estão mais inclinadas para Ovar.

Porque será que Vila de Cucujães tão grande a nível populacional está tão dividido? Se estivermos um pouco atentos, reparamos que a população está aglomerada junto da capela mais próxima.

Estes são apenas alguns exemplos. Existem muitos mais que podiam ser aqui citados. Mas surge a pergunta. Porque será que isto acontece? Nós respondemos com outra pergunta. Onde é o centro de Cucujães? Já reparam que Cucujães não tem um centro.

A palavra centro vem do grego Kentron que significa ponto central ou espaço de maior movimento ou ainda, espaço onde se encontra um conjunto heterogéneo. Onde é que Cucujães tem este espaço? Pois é, não tem. E não tem porquê?

Não tem, porque temos uma Câmara com falta de visão e pouco interessada na evolução da Vila. Todavia, na nossa forma de visualizar esta situação, Cucujães necessita de um centro que reúna comunidade socialmente, para que estes sintam a sua propriedade natural. Estes centros existem em todas as cidades e quando bem geridos os resultados aparecem como é o caso de muitas vilas e cidades pelo nosso Portugal.

Ao olharmos para Cucujães toponimicamente, reparamos que o centro de Cucujães estava a ser formado, mas infelizmente está parado e por outro lado foi descentrado. Porque dizemos isso? O Centro Cívico ou Parque de Lazer está parado (apesar de um grupo de Cucujanenses estarem a trabalhar no sentido de que esta obra seja terminada), as Manguelas, a igreja e outro espaço, podiam perfeitamente ser o local para dinamizar Cucujães e centralizar toda a nossa força. Se repararam dissemos “outro espaço”. Que espaço será este? É um espaço que nós já nos prenunciámos sobre ele há algum tempo. Estamos a falar do espaço onde atualmente está a ser construído o Campo de Jogos Municipal de Cucujães.

É com imensa tristeza que vemos aquele local ser ocupado por um campo de jogos, um local que se fosse bem pensado pelos “nossos pensantes” poderia ser ali feito um projeto que reunisse todos os Cucujanenses de forma oblíqua e unificasse a freguesia de Cucujães como um todo. O desporto infelizmente ainda não é algo que reúna a população de forma coesa.

Não, não estamos contra o Campo Municipal de Jogos, de forma alguma. Já o dissemos no outro artigo. Entendemos perfeitamente que o Clube da terra queira voos mais altos. Dar mais e melhores condições aos seus pupilos, mas é aqui que está o cerne da questão.

O que é que temos hoje em Cucujães como desporto? Futebol ali, atletismo acolá, outras modalidades a leste, enfim…

Não teria sido melhor pensarem num projeto desportivo original. Até era melhor para Cucujães. Tudo arrumado. Infelizmente fizeram asneiras com financiamentos a qualquer sede e associação, sem as disciplinar de forma a saberem partilhar espaços, e a presente obra é a pior asneira que podiam fazer em Cucujães. E isto tudo, porque infelizmente a nossa Câmara não pensa no bem das freguesias. Apenas querem mostrar trabalho e estragam dinheiro de fundos ocupando um local público que como já dito era muito importante para que centralizassem a população unificando a freguesia Cucujães.

Vila de Cucujães não merece ser tão maltratada. Com três Cucujanenses na Câmara e não há um que queira ver Cucujães a crescer. Aceitam tudo…

É certo que estas palavras não serão bem aceites, até mesmo por muitos da população, mas já estamos habituados. Mal seria se teríamos a concordância de todos….

Agora resta nos esperar por melhores dias, pois o centro ainda pode continuar no mesmo local bem dinamizado. Quem sabe, não aparece um terreno que substitua aquele que esta a ser mal aproveitado e dê a oportunidade que Vila de Couto de Cucujães mereçe.

Viva Cucujães.

Pesquisar no site