
Rubrica Lugares - Arribada, Ínsua, Fôjo e Rio de Ossos
Capela de Stº António
Desta vez iremos abordar 4 lugares de uma vez, visto que todos eles fazem fronteira e têm uma certa ligação histórica.
Arribada* - O nome deste pequeno lugar deriva do castelhano Arriba, que significa lugar de abrigo. O seu terreno é baixo e pouco fustigado pelos ventos, todavia, fica superior ao ribeiro que corre do lado sul e a pouca distância.
Ínsua* – Este lugar é assim chamado devido a sua forma de ilhéu. E ser margeado por dois ribeiros. Um do lado norte que nasce no Barroco de Santa Luzia e o outro do sul que tem a sua origem na Fonte do Mouro.
Tem uma capela com a invocação a Santo António, outrora ermida, num passado distante, dos frades beneditinos desta freguesia de Vila de Cucujães.
Fôjo * – O nome deste lugar deriva de uma armadilha chamada Fójo que significa cova funda. Neste lugar habitavam e abundavam lobos e ursos e devido isso os habitantes faziam muitos fójos para capturar estes animais. E este nome se perpetuou até os dias de hoje.
Rio de Ossos* – Muitas histórias ou lendas se conta à cerca deste lugar. A mais conhecida é que por volta do seculo II a.C. Conta-se que nesta época houve uma grande batalha entre lusitanos e gascões. Depois da batalha era enorme a quantidade de cadáveres e devido a uma cheia a corrente os arrastou fazendo parecer um rio de ossos. Mas isto são lendas que não passam de meras hipóteses.
Na realidade o nome deste lugar deriva do castelhano oso que se lê oço ou osso que significa urso. No português arcaico escrevia-se osso que significava urso, do latim ursu – em que RS deram SS, como em pessoa do latim persona. Para evitar a confusão com osso, houve uma regressão literária latina, de que resultou urso.
Portanto este lugar tirou o nome das feras que em tempos idos habitavam. Rio de Ossos, quer dizer sitio onde nasceram e se criaram ursos, que saíam em carreira, curso ou corrente, à maneira de rio, voltando depois.
O mesmo se pode dizer da freguesia vizinha Ossela que era povoada pelos mesmos animais e daí o seu nome ter a mesma proviniência.
* Fonte de pesquisa - Cucujães por João Domigues Arede