Rubrica Lugares - Casal Novo e Buraco

07-01-2016 19:31

 

Casal Novo – Este lugar ficou assim chamado por ficar próximo de ‘Casaldelo ou Casalvelho’ que pertence a S. João da Madeira. Mas na altura em que o Couto de Cucujães foi demarcado, houve uma disputa sobre o lugar de Casaldelo. O lugar de Casaldelo já foi terreno de Cucujães, mas o Abade de S. João da Madeira questionou a demarcação e em 26/03/1783 os Juízes do Tribunal da Coroa deram a sentença favorável ao Abade de S. João da Madeira.

 

A partir daí, fez-se uma nova demarcação e Casal Novo fez de fronteira com Casaldele. Casal Novo, porque na altura da demarcação em 1690 não havia ali nenhuma casa, sendo apenas um monte.

Neste lugar e segundo o livro do Padre Arede, a noroeste existe um antigo marco geofísico, no sítio onde esteve o Telegrapho de Santo Estevão.

 

Este Telegrafo serviu para dali se transmitir sinais convencionais no tempo das guerras entre D. Miguel e D. Pedro, sendo o telegrafista nestes tempos de lutas liberais, José da Silva, soldado da divisão telegráfica. Desta freguesia o qual era casado com Maria Ferreira, como consiste no livro do registo paroquial de Cucujães do ano 1837 fl. 29. 

 

Buraco - Este lugar fica abaixo da quinta da Gandarinha, em frente ao lugar da Pica.

Tem o nome de Buraco por ficar situado em local fundo e estreito, que somente de perto se consegue ver.

 

Fonte - Cucujães por João Domingos Arede

            Livro Cucugianis

Pesquisar no site