Rubrica Lugares - Picôto, Pica, Penedo, Rebordões, Marco, Costa, Vale Grande

10-12-2015 16:56

                  

 

 

Hoje vamos falar de vários lugares, devido à pouca informação sobre estes.

 

Vamos começar pelos lugares que estão bem altos  no território cucujanense.

 

Picôto – Este lugar recebeu este nome por se situar num local elevado e em forma de pico. Neste lugar viveram duas personalidades importantes para Cucujães nos séculos XVIII e XIX. Estes foram dois padres, um de nome Manuel José Gomes de Freitas que faleceu em 23 de Junho de 1805 e o outro de nome Manuel Joaquim de Freitas que faleceu em 23 de abril de 1817. Curiosamente faleceram os dois no dia 23.

 

Pica – Esta povoação recebeu este nome de pica por pico que significa outeiro (monte pouco elevado). As desinências de ico e ica confundiram-se com o tempo e substituíram-se resultando daqui pica em vez de pico.

 

Penedo – Este lugar recebeu este nome por ser um lugar escabroso. O nome Penedo tem origem celta Pen que significa rochedo ou rochoso.

 

Rebordões – Extraiu este nome devido aquele local ter sido uma mata de carvalhos e castanheiros. Rebordões ou Robordões vem do latim róbur (carvalho), pelo menos é a conclusão que se tira da Obra Tentativa Etymologico – Typonymica de Pedro Ferreira, pág. 31 do 1º vol. e 347 do 2º vol.

 

Vale Grande - Este nome foi colocado devido a este lugar se encontrar num “valle”

 

Marco – Este lugar recebeu este nome devido ao marco divisório, que ali serve de limite entre Vila de Cucujães e a freguesia de Santiago de Riba-Ul.

 

Costa – O nome deste lugar era Posta, mas a substituição do P pelo C provavelmente aconteceu no tempo dos celtas segundo se pode ler na obra de Pedro Ferreira Tentativa Etymologico – Typonymica vol. 2º pág. 112.

 

Fonte de pesquisa - Cucujães por João Domingues Arede

 

Pesquisar no site