Rubrica Lugares - Teso

02-12-2015 19:08

 

                                                                                           

 

TESO* – Este lugar foi assim chamado por ficar em terreno elevado e inclinado. Como já puderam observar este lugar recebeu este nome devido à imaginação fértil das pessoas…

 

Conta-se que no lugar do Teso houve um Mosteiro de freiras bentas, havendo ainda no mesmo local um campo chamado “Campo de Estribaria”. Sitio onde se diz que estavam as cavalariças do Mosteiro.

 

Parece ter sido este Mosteiro, pertença da fidalga D. Godinha, a quem segundo a tradição a chamavam a “senhora da Quinta do Teso”.

 

Crê-se que D. Godinha filha do fundador do Mosteiro de Cucujães, aqui deixasse parentes, bem como na Freguesia vizinha, Santiago de Riba-Ul.

 

A família Godinho é antiquíssima em Vila de Cucujães. É nos aplausível afirmar que pertencem ao 4º grau de consanguinidade de Manuel Pereira e Maria Godinho ambos de Cucujães e que têm a data de 1775, mas a sua origem remontará ao século XV, atendendo à longevidade do homem naqueles tempos.

 

No lugar de Vila Cova em Santiago Riba-Ul, também havia descendência Godinho, porque em 1814, casou em Cucujães uma pessoa dali. Chamado António José da Costa Godinho filho de António José Godinho e neto paterno da Maria Godinho.

 

Provavelmente e devido a família Godinho no século XVII, os povos da freguesia de Cucujães e da freguesia de Santiago Riba-Ul, tinham uma afeição especial, no que diz respeito às solenidades religiosas. Eram acordos que Cucujães só fazia com a Freguesia de Santiago-de Riba-Ul. Mais nenhuma freguesia tinha essa afeição por parte de Cucujães. 

 

*Fonte da Pesquisa  - Cucujães por João Domingues Arede

 

Pesquisar no site

Farmácias de Serviço