Rubricas e Lugares - A origem do nome Cucujães

05-04-2016 16:06

*O seu nome provém do latim "cucullianis", ou seja, elevação de terreno, montão.”

A Porta de Vendoma, erguida D. Nonego, em desenho de *José Júlio Gonçalves Coelho.

 

É assim que começam a maioria dos escritos que falam de Cucujães, mas segundo o vol.1 do livro “Cucugianis” mostra que em tempos medievais, Cucujães era conhecido como Cucugianis.

 

Todavia, na última metade da idade média, Cucujães era conhecido como o “Couto do Bispo do Porto”. Pelo menos é o que se lê num documento do ano 1453 referente às freguesias dos julgados da Terra de Santa Maria da Feira, transcrito no – Corpus Codicum Latinorum et Portugalensium eorum qui in Archivo Municipali Portugalensi asservantur antiquissimorum jussu curiae Municipalis editum. Volume I, fasciculo III, pág. 536.

 

A razão de se usar este nome, prende-se ao facto de naquele tempo o Mosteiro ter dado abrigo ao Bispo do Porto, D. Nonego (ou Énego ou Diogo) onde este passou parte dos seus últimos dias. Por volta do ano 999 D. Nonego e valorosos fidalgos Gascões entraram com uma grande armada pela foz do Rio Douro, para expulsarem os Mouros. Esta armada ficou conhecida como a Armada dos Gascões. A torre e a porta principal foram obra de D. Nónego, que, em memória da pátria, a nomeou porta de Vandoma, e que na frontaria da torre fez erguer o santuário, onde meteu a imagem de Nossa Senhora do Porto, que já trouxera consigo de França.

 

O cucu

 

 

Por volta do mês de abril e maio um pássaro da espécie das trepadoras e conhecido por Cuco, que em latim se traduz por Cuculus, e em castelhano por Cuclillo, abunda nas zonas mais rurais de Cucujães.

 

O escritor, Pedro Augusto Ferreira na “Tentativa Etymologia-Toponymica” no vol. I pág. 341, referindo-se a Cucujães e a outras regiões com semelhança de origem diz o seguinte: “ Todas as povoações, onde inclui Cucujães, pegaram o nome dos cucos, aves que no mês de maio abundam em várias regiões do nosso país. Por seu turno, a etymologia de cuco é do latim cuculus, latim onomástico, porque a voz do cuco é – cu-cu

 

Como já foi citado acima e observado no restante artigo, o nome de Cucujães é de origem latina e como tal, foi os Romanos que deram nome à nossa terra, a saber, Cucujães.

 


*https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_de_Cucuj%C3%A3es

Crédito - Imagem da Porta da Vandoma

Fonte Pesquisa - Livro Cucujães por João Domingues Arede

Pesquisar no site