Vila de Cucujães ultrapassada

27-05-2015 18:18

                     

 

 

Vila de Cucujães tem uma história muito rica. Uma História que deve deixar todo o cucujanense orgulhoso. Cucujães já foi município. Cucujães já foi Couto. E está prestes a ser ultrapassado por freguesias dos concelhos vizinhos no que diz respeito ao desenvolvimento e à qualidade de vida.

Porque dizemos isto? Porque os factos assim nos comprovam. Se não vejamos. 

Todo o cucujanense conhece a freguesia de S. Vicente Pereira Jusã, na qual faz fronteira. Esta freguesia actualmente faz parte de uma união de freguesias de Ovar. S.Vicente tem uma área de 9,47 km2, por sua vez, Vila de Cucujães tem uma área de 10,42 km2. Duas freguesias com uma área muito idêntica, mas no que diz respeito a saneamento, água canalizada está muito à frente. E porquê? Porque a Câmara Municipal de Ovar olha para o seu concelho como um todo. Aliás vejamos algumas palavras desta Câmara a este respeito: “este é mais um passo importante para o desenvolvimento do concelho, pois estas obras são garantia de qualidade de vida acrescida para os munícipes de Ovar”1. Achamos que neste respeito a CMOAZ deve colocar os "olhinhos", pois com o negócio ruinoso que fez com a INDAQUA, vê-mos que nada foi feito após um ano da privatização da água e saneamento com esta empresa. Empresa esta que vai enchendo os bolsos à custa dos oliveirenses, enquanto estes continuam sem saneamento e água canalizada ou seja sem qualidade de vida.

Vila de Cucujães faz parte de um concelho que tem os piores sinais a nível nacional no que diz respeito a infraestruturas. Isto acontece porque, os governantes do nosso concelho têm realidades diferentes das quais o concelho precisa.  Futebois e tudo que tem a ver com desporto é a prioridade.

Em Cucujães temos um exemplo que demonstra isso mesmo. O EC chegou a escrever sobre isso no artigo "Campo de Jogos vs Qualidade de Vida". Milhares de Euros irão ser desperdiçados ali, quando as necessidades de Cucujães são outras. Depois não fiquemos admirados que freguesias vizinhas que à tempos estavam paradas no tempo nos ultrapassem. Tudo isto acontece, porque existe na nossa Câmara pessoas sem responsabilidade. Quando esta Câmara olhar para o concelho com olhos de ver e resolver tratar dos problemas que afetam a todos nós, provavelmente já será tarde.

Não, não somo papagaios como muitos escrevem por aí. Os verdadeiros papagaios repetem, repetem, até à exaustão, mas infelizmente não passam disso, papagaios. Clique AQUI para ver um exemplo.

Cucujães só envelhecerá no tempo se os cucujanenses quiserem, mas se todos nós desejamos qualidade de vida, temos que exigir os nossos direitos. Enquanto a Câmara não perceber e não sofrer a nossa pressão, todo o nosso dinheiro será reencaminhado para futebois e outras coisas como estas, excepto QUALIDADE DE VIDA. 

 

 

 

1 - https://www.cm-ovar.pt/www/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=6950

Pesquisar no site